Foto: Lucas Amorelli (Arquivo/Diário)/
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que uma nova empresa será contratada para operar, de forma terceirizada, o atendimento por telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Rio Grande do Sul. O nome da empresa vencedora do pregão eletrônico, no entanto, não foi informado.
Agudo registra uma morte por leptospirose
De acordo com a secretaria, o processo de contratação está em curso, e os valores referentes aos vales-refeição e vales-transporte já foram pagos para todos os funcionários que se apresentaram para a SES. Em nota, a pasta afirmou ainda que os salários referentes ao mês de julho, com vencimento em 7 de agosto, serão pagos no decorrer desta terça-feira.
Pronto-Atendimento do Patronato terá novo Raio X
Assim, a atual empresa, FA Recursos Humanos, terá o vínculo encerrado. Ela operava de forma emergencial desde agosto do ano passado, quando o contrato se encerrou. Ao todo, são 98 funcionários da empresa que prestam serviços terceirizados ao Samu. Até a última quinta-feira, o governo do Estado já havia feito o cadastramento de 88 destes profissionais no sistema de Finanças Públicas do Estado, para que os funcionários passassem a ser habilitados a receber pagamentos diretamente pelo governo do Estado, e não pela empresa contratada.
O pagamento direto pelo Estado aos funcionários da terceirizada que prestam serviços ao Samu foi viabilizado por autorização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Telefonistas e rádio-operadores haviam paralisado os serviços no dia 13 de agosto, porque não estavam recebendo os salários que deveriam ter sido pagos pela empresa com os recursos repassados pelo Estado.
Em Santa Maria, o atendimento exclusivo pelo 192 foi normalizado na sexta-feira, após o retorno dos terceirizados e apoio dos servidores estaduais da saúde na Central de Regulação, em Porto Alegre.